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Veja também: Grupo de Produtos, Sub Grupo de ProdutosLinha de Produtos, Unidades de Produtos, Fabricante
Na tela de produtos você deverá cadastrar todos os produtos que a empresa comercializa. Grupo, Sub Grupo, Linha, Unidade e Fabricante. Para agilizar o cadastro de produtos recomendamos primeiramente efetuar estes cadastros, embora você possa fazê-lo também durante a digitação dos dados do produto, mas de forma menos produtiva.
A classificação de Grupos, Sub Grupos e Linhas é independente uma da outra, ou seja, não necessariamente um SUBGRUPO precisa estar vinculado com um GRUPO. Por exemplo: podemos ter um SUBGRUPO chamado Acessórios que poderia estar vinculado com os GRUPOS Informática e Papelaria ao mesmo tempo.
Ainda para o cadastro de um produto devemos ter já previamente definidos:
Por padrão, ao instalar o sistema GECON o Regime Fiscal pré-cadastrado é o Lucro Presumido.
Para acessar o cadastro de produtos, acesse o módulo de ESTOQUE e vá no menu Arquivos => Produtos => Cadastro de Produtos. A tela abaixo deverá ser apresentada (figura 1).
Figura 1
Clique no botão Novo (ou tecle F5 - Veja as dicas de Teclas de Atalho) para iniciar o cadastro de um novo produto. Fazendo isto a tela abaixo (figura 2) será mostrada para dar início ao cadastro de produtos.
figura 2
Observe que alguns campos contem um asterisco ( * ), que indica que o campo é de preenchimento obrigatório. Nesta primeira tela (figura 2) você deverá informar os seguintes campos:
O código de barras segue a regra mundial do GTIN (Global Trade Item Number - Número Global de Item Comercial). São quatro estruturas de numeração padronizadas pela GS1 , apropriadas para identificação de itens comerciais e unidades logísticas, conforme segue: GTIN-13 - uso geral para todos os itens, que recebem o preço e depois podem ser comercializados. Itens unitários; embalagens multi-pcks e algumas caixas. A numeração GTIN-13 é a identificação básica do item. GTIN-14 - aplicação frequente em unidades logísticas, caixas, fardos, containers, contendo grupo de itens homogêneos. Os 14 dígitos podem constar no catálogo de vendas de um fornecedor, e podem ser referência para pedido de compra. Todavia, não podem ser processados na frente de loja do varejo, mas são aproveitados em toda movimentação da carga, até o recebimento e estoque do varejo. GTIN-8 - aplicação em unidades de consumo muito pequenas. Trata-se de uma exceção de aplicação, pois o uso geral pede numeração de 13 dígitos.
Após cadastrar estas primeiras informações, clique no botão Avançar para abrir a tela de tributação do produto, como mostra a figura abaixo (figura 3).
Figura 3
Na tela de tributação você deverá informar a situação tributária e alíquotas de imposto do produto. É importante ter um conhecimento sobre tributação de mercadorias ou obter informações junto a contabilidade da empresa para maiores esclarecimentos. Vale lembrar também, que um dos objetivos dos campos desta tela é formar parâmetros para geração do preço de venda.
Alíquotas para composição do Custo - Compra Caso um produto seja adquirido com alíquotas diferentes, estas deverão ser informadas no momento da compra e não irão alterar as alíquotas já cadastradas. Se assim o desejar deverá fazê-lo manualmente, alterando o cadastro do produto e reformulando seu custo.
Alíquotas para formação do Preço de Venda
Tributação ICMS fora do Estado: Aqui você pode informar as alíquotas de ICMS incidentes na venda do produto para clientes de outros Estados. Quando se efetua uma venda para cliente fora do Estado, o sistema procura através da sigla do Estado a alíquota correspondente a tributação deste produto cadastrada neste campo. Se não encontrar neste campo, a procura será na base de Alíquotas de ICMS por Estado (definida em Parâmetros e Configurações). Caso também não encontre a venda não poderá ser efetuada, até que se cadastre a alíquota de venda para o Estado correspondente. Como regra geral, se o produto tiver a tributação padrão de venda para fora do Estado, então não há necessidade de informar tributação neste campo, basta cadastrar a tributação padrão em Parâmetros e Configurações => Alíquotas de ICMS por Estado.
Impostos - PIS/COFINS/CSLL/IRPJ: Aqui você pode definir a tributação referente ao Regime Fiscal da empresa. Normalmente, há uma só tributação e o sistema preenche automaticamente este campo. Caso tenha cadastrado mais de uma forma de tributação para o Regime Fiscal da empresa, você deverá escolher a forma de imposto desejada neste campo. O sistema traz automaticamente a tributação definida como padrão em Parâmetros de Formação de Preço.
Avançar para abrir a tela de formação de preço do produto, como mostra a figura abaixo (figura 4).
Figura 4
Para o cálculo do preço de venda de um produto é necessário ter:
O sistema GECON permite que se trabalhe com até 3 tabelas de preços: Varejo, Atacado e Especial. Deve-se considerar que os preços praticados nestas tabelas devem seguir a regra de que a tabela Varejo seja maior que a Atacado, que por sua vez é maior que a tabela Especial.
Vamos definir os campos da formação de preço com base num produto com os seguintes dados: Preço de Nota Fiscal: R$ 100,00 IPI: 10% Frete: 3% ICMS Compra: 7% Regime Fiscal: Lucro Presumido
Comissão sobre venda Atacado: 2,5% Comissão sobre venda Especial: 1,5%
Margem de lucro líquido Varejo: 12% Margem de lucro líquido Varejo: 8% Desconto máximo na venda Varejo: 5% Desconto máximo na venda Atacado: 5% Desconto máximo na venda Especial: 0%
Veja na figura 4, que como exemplo temos um produto cujo preço de fornecedor é de R$ 100,00 e com IPI de 10% chega-se a um preço de compra de R$ 110,00. Em seguida o sistema já calcula o valor do frete (3% sobre o preço de Compra) que resulta em R$ 3,30, para então calcular os créditos de ICMS na aquisição do produto (7% sobre o preço da Nota Fiscal) que fica em R$ 7,00 e o crédito do ICMS do frete (7% sobre o valor do frete) que resulta em R$ 0,23. Ao final temos o preço de custo CMV (Custo da Mercadoria Vendida), resultante do valor do produto na Nota Fiscal de compra, mais o IPI, mais frete (se houver) e menos o ICMS sobre o preço de fornecedor e sobre o frete.
Margem de Contribuição: É o quanto cada venda contribui para pagar os custos fixos da empresa. É obtido pela diferença entre o preço de venda e os custos variáveis da venda. Pelo nosso exemplo temos uma margem de 27,28% que corresponde a um valor de R$ 60,19. Isto significa que a cada produto vendido por R$ 220,66 sobram R$ 60,19 para contribuir com o custo fixo e a apuração do resultado para obtenção do lucro da empresa.
Lucro Operacional: É o resultado obtido após subtrair o custo fixo da margem de contribuição.
Lucro Líquido: É o lucro final obtido com a venda do produto. Você pode informar o quanto deseja de lucro líquido para que o sistema calcule o preço de venda.
Desconto Máximo: É o percentual máximo de desconto a ser praticado sobre o preço de venda do produto para o preço seja considerado ainda dentro da tabela (Varejo, Atacado, Especial). No nosso exemplo o preço de venda na tabela Varejo é de R$ 220,66; se for praticado um desconto de 5% (R$ 11,03) o preço final da tabela Varejo será de R$ 209,63. Qualquer preço de venda praticado abaixo de R$ 209,63 será considerado como da tabela de Atacado ou dependo do caso, da tabela Especial. No caso do preço de venda da tabela Atacado que é de R$ 201,77, se for praticado o desconto máximo da tabela Atacado que é também de 5% (R$ 10,09) o preço mínimo da tabela Atacado será de R$ 191,68. Já o preço de venda da tabela Especial não permite desconto, no nosso exemplo, e deve ser vendido por R$ 184,25
Para efeito de tabela e definição de comissão, as faixas de preços são as seguinte no nosso exemplo: Varejo: de R$ 220,66 (ou maior) a R$ 209,63. Atacado: de R$ 209,62 a R$ 191,68. Especial: de R$ 191,67 a R$ 184,25.
Observe que a faixa de preço da tabela Atacado se inicia com R$ 0,01 abaixo do mínimo da tabela Varejo, e a tabela Especial também se inicia com R$ 0,01 abaixo do mínimo da tabela Atacado. Está é uma regra definida pelo sistema GECON para efeito de cálculo de comissão.
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