Impostos Federais

suporte@treinacon.com.brimprimir
Tópico 314090<br>

Tópico 314090

Veja também: Parâmetros de Formação de Preço

 

 Nesta opção você poderá cadastrar o Regime Fiscal a ser utilizado pela empresa. Por padrão, na implantação do sistema GECON, o regime fiscal adotado e já cadastrado é o Lucro Presumido.

 

 Os regimes fiscais atualmente em vigor no Brasil são: Lucro Presumido, Lucro Real e SIMPLES. Para os regimes de Lucro Presumido e Lucro Real, o sistema GECON já trás os percentuais de cada tributo. Para o regime fiscal do SIMPLES é necessário informar a alíquota atual em que a empresa se enquadra.

 

 Você pode criar mais de um cadastro para o mesmo regime fiscal, como por exemplo: 2 ou mais regimes de Lucro Real, sendo um com crédito de PIS/COFINS e outro sem este crédito.

 

 Para acessar o cadastro de impostos federais, acesse o módulo Estoque e vá no menu Arquivos  =>  Parâmetros e Configurações =>  Impostos Federais. A tela abaixo deverá ser apresentada (figura 1)

 

impostosfederais

figura 1

 

 Clique no botão Novo (ou tecle F5 - Veja as dicas de Teclas de Atalho) para iniciar o cadastro de um novo regime fiscal. Fazendo isto a tela abaixo (figura 2) será mostrada.

 

regimefiscal

figura 2

 

 Observe que alguns campos contem um asterisco  ( * ), que indica que o campo é de preenchimento obrigatório.

 Nesta tela (figura 2) você deverá informar os seguintes campos:

 

 

 Escolha o regime fiscal a ser cadastrado: Selecione uma das opções: Lucro Presumido,  ou Simples

 

 Identificação do Imposto:

Descrição: Descrição do imposto para identificação no sistema. Normalmente será o próprio nome do regime fiscal, exceto para os casos de mais de um cadastro do mesmo regime fiscal, onde aconselhamos definir descrições específicas.

 

Alíquotas:

Este quadro é destinado aos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real. Os campos deste quadro estarão pré-definidos, devendo ser alterados somente se necessário.

 

PIS: O Programa de Integração Social é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.
COFINS: A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social. Sua alíquota é de 7,6% para as empresas tributadas pelo lucro real (sistemática da não-cumulatividade) e de 3,0% para as empresas tributadas pelo lucro presumido. Tem por base de cálculo o faturamento mensal (receita bruta da venda de bens e serviços), ou o total das receitas da pessoa jurídica.
IRPJ: O Imposto sobre Renda de Pessoa Jurídica é um imposto em que cada empresa é obrigada a deduzir uma dada percentagem de sua renda média anual para o governo. Sua base de cálculo varia de acordo com o faturamento da empresa e também entre os regimes de lucro real e lucro presumido.
CSLL: Contribuição SLucro Líquido incide sobre as pessoas jurídicas e se destina ao financiamento da Seguridade Social.

 

Crédito PIS/COFINS:

Este quadro é destinado ao regime de Lucro Real.

 

Sim: Marque este campo caso queira se creditar de PIS/COFINS na composição do custo do produto.
Não: Marque este campo caso não queira se creditar de PIS/COFINS na composição do custo do produto.

 

Simples Federal: Este quadro é destinado ao regime do SIMPLES. Informe a alíquota atual em que se enquadra a empresa, de acordo com sua atividade e faturamento.

 

 Após informar todos os dados clique no botão Gravar (ou tecle F10).

 

 O Regime fiscal da Empresa será utilizado para definição dos preços de venda dos produtos. Veja mais detalhes em Parâmetros de Formação de Preço.

 

 Veja mais detalhes para manutenções de cadastros em Teclas de Atalho.

 

Setor de Suporte & Qualidade © 2015 TREINACON Informática Ltda.