RMA por Devolução de Vendas ![]() Tópico 330210 |
Veja também : Transferência de Lote
Uma mercadoria devolvida pelo cliente, por estar com defeito de fabricação, poderá ser remetida automaticamente para o RMA a partir da própria tela de devolução de venda. Para acessar o movimento de devolução de vendas, acesse o módulo Estoque e vá no menu Movimento => Entrada de Estoque => Devolução de Vendas.
Os passos para um enviar uma mercadoria para RMA por devolução de venda são:
Vamos agora detalhar estes passos.
A tela abaixo (figura 1) mostra a devolução de venda com indicação para o botão Movimento, que deverá ser utilizado para consultar as vendas do cliente e também para habilitar o produto para o RMA.
figura 1
Ao clicar no botão Movimento será apresentada a tela abaixo (figura 2), que demonstra onde marcar o produto para uma RMA:
figura 2
Clique uma vez com o botão esquerdo do mouse no sinal de confirmação na coluna RMA. Fazendo isto a tela abaixo (figura 3) mostra como fica o produto marcado para um RMA, observe que o sinal de confirmação ficou na cor verde.
figura 3
Repita este procedimento para os produtos que serão devolvidos e que devem ir para um RMA. Você pode ter numa devolução produtos que vão para o RMA e outros produtos que sejam simplesmente para devolução.
Depois desse passo, proceda normalmente com a operação de Devolução de Venda.
Após gravar a devolução de venda o usuário deve acessar a janela de RMA para consultar e alterar o lote e se necessário também os dados do produto. Todo produto de RMA originado de uma devolução de venda irá para um lote genérico, ou seja, um lote acumulador, onde depois deverá ser modificado para especificar qual o destino (fornecedor) do produto.
Para acessar a janela de cadastro de RMA, acesse o módulo Estoque e vá no menu Movimento => Retorno de Mercadoria Autorizado - RMA
figura 4
Para saber como fazer uma Transferência de Lote de RMA clique .
|